Isabelle Reis

Escritora

Jornalista

Eu amo Literatura Nacional

segunda-feira, 7 de maio de 2018

4 maneiras IMPORTANTES de divulgar seu livro


Divulgação de livro é igual a academia. Toda segunda-feira a gente bate no peito dizendo que vai fazer todos os dias, mas acaba deixando pra lá no meio da semana. Talvez seja pela maneira como você está expondo sua história. Não está dando muito retorno, né? E como todo bom ser humano, nós precisamos de um incentivo para continuar. Os passos a seguir são 100% eficientes? Não, mas podem te ajudar a sair da mesmice do "posta em grupo, compartilha na página, coloca no instagram e joga no WhatsApp".
E nada de colocar melancia no pescoço!

1. Antologias também são divulgação

Eu sei, eu sei, você ama escrever romances e fazer do seu grande talento um simples conto é muito ruim. Ou não, né? Existem grandes antologias por aí que podem te ajudar na divulgação da sua escrita, como bom autor que é, e isso, consequentemente, fará com que as pessoas que leram a antologia em que você está participando, pesquisem mais sobre sua história de vida, se gostarem da sua escrita. Este é um passo que não exige só dedicação, mas talento, pois as antologias são editais abertos de determinados temas, feito por editoras, que exigem uma batalha contra dezenas de outros autores para conseguir um espacinho em um livro. Normalmente os preços de participação são baixos.

2. Parcerias com outros autores

Ai, Belle, eu tenho meus blogueiros parceiros que são uns amores e me ajudam sempre, isso não é diferente não, tá? É, tem razão, mas já pensou em ser parceiro de outros escritores? Como em todo espaço de trabalho, o networking é super necessário. Então, enquanto você frequentar eventos na sua cidade, converse com outros autores, se apresente, mostre sua história, assim sempre que ele souber de algo, ou de alguém que esteja interessado em uma história parecida com a sua, vai indicar, além de falar super bem de você. Ei, não estou falando de amizade com interesse, mas que você deixe claro que quer fazer essa parceria, assim você o ajuda e ele ajuda você. Mágico, não é?

3. Grandes eventos são para pequenos autores?

Já ouvi muita gente dizendo que a bienal é cilada. Porque é um evento enorme que você vai gastar muito para estar e não vai ter retorno. Se seu objetivo em grandes eventos como a bienal, FLIP e etc, for lucrar, corre que é cilada. Mas se seu objetivo for divulgação do seu trabalho, se joga. Mas, Belle, eu não tenho 1000 reais pra gastar com estande, passagem, alimentação e etc...Corta o estande, vai pro corredor, leve muitos marcadores com seus contatos e poucos livros, fique quantos dias seu bolso aguentar e viva essa experiência. O boca a boca, o cara a cara, vence qualquer divulgação de internet, seja em eventos grandes ou pequenos.

4. Só minha história basta?

Até agora falamos de maneiras de venda direta do seu livro. Mas, para todo bom autor, um bom marketing de conteúdo é importantíssimo. Por isso, use as suas habilidades a seu favor. Se você é professor, faça um conteúdo legal voltado para autores iniciantes saberem um pouco mais de português, crie conteúdo para instigar novos leitores a conhecer seu trabalho. É uma espécie de recompensa. Com você dando um conteúdo gratuito, o leitor sente que está fazendo um bom negócio e quando menos espera, está querendo comprar seus livros.

Bônus:

Tem algum mimo que você saiba fazer em relação à literatura? Eu, por exemplo, faço marcadores de pano, meu amigo escritor faz bottons e chaveiros, conheço outro que faz camisas relacionadas ao tema. Em qualquer evento em que estivermos, vamos vendendo nossos mimos. E o que isso tem a ver com a divulgação? Se seus livros estiverem sempre perto, o ideal é fazer a divulgação dele enquanto conclui uma venda. Se o preço do seu exemplar for bem viável, as pessoas vão levar e você faz uma venda casada. Bom, né? 

Esta é uma autora que sonha em ser romancista policial, mas já escreveu aventuras, crônicas, livro adolescente e, ah, meu Deus! Deixa para lá, só ser escritora já está bom!

0 comentários:

Postar um comentário

Entre em contato!

Email

isabellereis@live.com

Quer tirar dúvidas sobre a Publiquei Editorial?

contato@publiqueirevista.com

Até logo!