Isabelle Reis

Escritora

Jornalista

Eu amo Literatura Nacional

terça-feira, 29 de maio de 2018

CONHEÇA O VERBO QUE VAI MUDAR SUA VIDA DE ESCRITOR

Muitos livros por aí não seguem esta norma e tratam os travessões apenas como formas de finalizar os diálogos nas histórias. Mas não é bem por aí. Antes de enviar seu livro para alguma editora, publicá-lo na Amazon ou enviar para a diagramação, entenda o que é o verbo dicendi.

Os verbos dicendi ou “de dizer” são aqueles que usamos para introduzir um diálogo. Geralmente é utilizado em entrevistas jornalísticas, contos de ficção, como romances, e prosas. Alguns exemplos de verbos dicendi: afirmar, falar gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc. Sempre é importante saber qual o contexto da fala, pois cada verbo carrega um comportamento ou características das personagens.

- Gramática.net.br


Quer saber como usá-lo nas suas histórias? É fácil! Aprender como pontuar os diálogos é uma arte que faz de você um escrito mais experiência e que pode até ficar de olho nos escorregões que seus revisores podem vir a dar. A grande verdade é que conheço poucas pessoas que dominem esta tão simples regra.

Você é um escritor maravilhoso — falou levantando o polegar esquerdo. — Parabéns!

                                                                                

                                                                              Os travessões não podem ser unidos antes ou depois da palavra. Quando você colocar depois do travessão verbos que indicam uma fala (disse, falou, comentou, observou, pontuou...) a frase começa com letra minúscula e sem ponto final. (Mas pode vir a ter ponto de exclamação ou interrogação e a letra, ainda assim, inicia-se de forma minúscula.)

Obrigada! — Abraçou o autor. — Você é muito gentil.
                     
                          
                          quando a frase depois do travessão não começar com um verbo de fala, baste colocar o ponto final e iniciar com a letra maiúscula.

Fácil, não? Agora que você já sabe como construir um diálogo, coloque as mãos na massa e faça uma bela história. 

Esta é uma autora que sonha em ser romancista policial, mas já escreveu aventuras, crônicas, livro adolescente e, ah, meu Deus! Deixa para lá, só ser escritora já está bom!

0 comentários:

Postar um comentário

Entre em contato!

Email

isabellereis@live.com

Quer tirar dúvidas sobre a Publiquei Editorial?

contato@publiqueirevista.com

Até logo!